A importância das visitas de rotina ao veterinário



Visitas regulares ao veterinário mantêm os animais saudáveis por mais tempo!

 
Assim como as visitas de rotina ao médico são importantes para as pessoas, os cuidados veterinários de rotina são também fundamentais para a saúde, a longo prazo, do seu animal de estimação. As consultas de rotina são ainda mais cruciais à medida que a idade avança.

Recomendamos que o seu animal de estimação visite o seu médico veterinário regularmente para um exame físico completo para que possamos ajudar a prevenir e identificar potenciais problemas e a mantê-lo em forma.

Medidas simples de cuidados de rotina podem ajudar a manter o seu companheiro repleto de bem-estar e ajudá-lo a promover uma vida longa e saudável:

1. Exames bi-anuais

Durante um exame bi-anual, o veterinário irá realizar um exame físico completo para verificar a condição do seu animal de estimação do nariz à cauda. Além do exame, o veterinário pode recomendar o seguinte:
* Um painel de sangue: Este é um grupo de testes que ajudam a monitorizar a função hepática e renal, contagem de glóbulos vermelhos e brancos.
* Um teste fecal: fezes: Simples teste às fezes para controlo de ovos de parasitas e/ou outras bactérias.
* Exames complementares: Podem ser recomendados alguns exames como, raio-x, um electrocardiograma, medição da pressão arterial e outros. O seu veterinário irá identificar os testes mais importantes para o seu animal de estimação baseado na sua história clínica e necessidades individuais.
 
2. Saúde da Boca

Os cuidados dentários desempenham um grande papel na manutenção da saúde geral de um animal de estimação. Segundo a “American Veterinary Dental Society”, estima-se que mais de 80% dos cães e gatos com idade acima de três anos apresentam sinais de doença oral.
A pesquisa indica que uma boa saúde oral pode prolongar a vida do seu animal de estimação por 2-5 anos.
Embora a necessidade de limpezas dentais possam variar de animal para animal, com base na sua idade, existem algumas maneiras simples de promover uma boca saudável, como:
* Escovagem em casa: Coloque na rotina do seu animal de estimação o hábito de escovar os dentes. Use uma escova de dedo ou uma escova de dentes e pasta dental para animais (nunca use pasta de dentes humana). Uma vez que o seu animal de estimação começa essa rotina, a tarefa de escovar os dentes tornar-se-à mais fácil.
* Sticks orais para animais: Os comestíveis dentários, com formato de stick, podem reduzir o tártaro até 69% e a acumulação de tártaro até 10,5%, se for consumido uma vez por dia. Aconselhe-se com o seu médico veterinário sobre o stick mais adequado para o seu animal de estimação.
* Exame oral: Um exame oral anual pode ajudar a identificar potenciais problemas bucais, antes que se tornem graves.
 
3. Dieta Saudável

A alimentação dos animais deverá ser adaptada às suas necessidades ao longo da vida, desde o nascimento até à velhice, para atender às suas necessidades nutricionais.
Cães e gatos têm diferentes necessidades nutricionais. Deverá aconselhar-se com o seu médico veterinário sobre a melhor dieta para o seu animal de estimação.

Enquanto alguns animais podem exigir dietas especiais devido a problemas médicos, outros como os animais de raça média, pequena ou média devem comer alimentos que contenham:
* Alta qualidade proteica, de origem animal para a manutenção do músculo.
* Fibra para um sistema digestivo saudável.
* Vitaminas e minerais essenciais para o sistema imunológico.
O seu animal de estimação pode desenvolver problemas de saúde relacionado com a idade. Existem diferentes alimentos e suplementos para tratar problemas diferentes. O seu veterinário pode orientá-lo para se certificar que o seu animal tem uma boa qualidade de vida tanto tempo quanto possível.

4. Exercício Diário

Segundo um estudo, 60% dos animais de estimação estão com sobrepeso.
Diabetes, doenças de coração e de pulmão, doenças ósseas e articulares, doenças de pele e diversos tipos de cancro são mais comuns em animais com excesso de peso, dando-lhes uma menor esperança de vida. Muitos destes problemas de saúde podem ser prevenidos com exercícios regulares e com uma alimentação adequada.
Alguns conselhos podem ajudar o seu animal a combater a obesidade:
* Passeios diários: Leve o seu cão a passear, pelo menos, 20 minutos duas vezes por dia. Alguns gatos podem ser treinados para andar de trela.
* Actividades Interiores: Alguns exercícios de treino podem ser feitos dentro de casa e/ou no jardim, através de brinquedos interactivos, bolas e outros. O exercício estimula os animais.

5. Desparasitação

Manter o controlo dos parasitas é fundamental para tornar os nossos amigos saudável e confortáveis. Pulgas, carraças, vermes e parasitas intestinais podem causar no seu animal desde desconforto a doenças graves.
Animais de estimação que têm alergia a pulgas podem desenvolver uma grave irritação. Alguns parasitas podem transmitir doenças infecciosas perigosas. Portanto, a prevenção é o melhor remédio.
Finalmente, os parasitas intestinais podem ser um problema em qualquer fase da vida de um animal de estimação. Exames de rotina fecal podem ajudar a prevenir certas complicações.

Consulte o seu veterinário para determinar o melhor método e os produtos adequados para seu animal de estimação!

 
Powered by Pontual